Notícias

Banco de sangue está com estoque baixo

Hemonucleo Sorocaba

O Hemonúcleo da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) de Sorocaba está com estoque baixo. Conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde, estão em falta os tipos sanguíneos O+ e O-. Esses dois tipos são mais raros e a Secretaria disse que geralmente são os que costumam ficar mais baixos. No entanto, algumas campanhas divulgadas pelas redes sociais apontam que o estoque está precisando de todos os tipos de sangue.

No aplicativo “Time do sangue”, que está disponível para ser baixado em celulares do sistema Android e iOS, consta que o estoque está baixo em Sorocaba para todos os tipos sanguíneos. A última atualização do aplicativo foi no dia 8 de março.

Uma notícia veiculada por um site de Sorocaba, com informações da Colsan, aponta que o motivo para ter diminuído o número de doadores de sangue é que a vacinação da febre amarela exige intervalo de 28 dias para as doações. A relação da vacina com a redução de doadores de sangue não foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde. De acordo com a assessoria de imprensa da Pasta, não foi feita nenhuma pesquisa ou um levantamento sobre isso.

Interessados em doar sangue podem agendar pelo “Time do sangue” ou direto com o Hemonúcleo, situado na avenida Comendador Pereira Inácio, 564. O funcionamento é de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30 (exceto feriado). Telefones (15) 3224-2930 e 3332-9461.

Orientações sobre doação e febre amarela

De acordo com a Fundação Pró-Sangue, instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, aqueles que receberam a vacina contra a febre amarela devem esperar 28 dias para realizar a sua doação de sangue. Já aqueles que contraíram a enfermidade, devem aguardar seis meses após a recuperação clínica completa (alta médica) para doar sangue.

Requisitos para a doação de sangue

– Ter entre 16 e 69 anos de idade*, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos;

– Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);

– Pesar acima de 50 quilos;

– Estar em boas condições de saúde;

– Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.

* Os doadores menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto, maior de 21 anos, e levar o Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal, e cópia simples do documento de identidade de ambos, que ficarão arquivadas na instituição. O documento de autorização pode ser retirado no posto de coleta.

Fonte – Cruzeiro do Sul