Notícias

Prefeitura terceirizará serviços de saúde

Saúde de Sorocaba

Os serviços de urgência e emergência prestados pela Secretaria de Saúde de Sorocaba deverão ser terceirizados em breve. O anúncio foi feito em reunião que contou com a participação do prefeito José Crespo (DEM), do secretário de Saúde, Ademir Watanabe e diversos outros gestores municipais na manhã desta terça-feira (19). A concessão deve abranger as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e, com isso, diversos profissionais, entre eles muitos médicos, devem ser remanejados destes postos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A Prefeitura admite que não tem dado conta de atender a demanda na área de saúde, que tem uma fila de espera constante na busca por consultas e atendimentos. A alegação do governo é de que se faz necessário um remanejamento de profissionais para cumprir algumas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e ampliar a capacidade de atendimento.

A medida, no entanto, deve enfrentar resistência. Membros do Conselho Municipal de Saúde e servidores municipais se posicionaram contra a terceirização durante o evento. Os sindicatos dos Médicos e dos Servidores Públicos também anunciaram contrariedade à medida.

Diversas licitações devem ser abertas para a concessão dos serviços. A previsão de Watanabe é de concluir todo o processo num prazo de quatro a seis meses.

Fonte – Cruzeiro do Sul