Notícias

Primavera começa com intensificação do tempo seco

Primavera

O tempo seco que tem predominado em todo o Estado de São Paulo não deve dar folga com a mudança de estação. A chegada da primavera, às 17h02 da próxima sexta-feira (22), não interromperá a sequência de dias ensolarados e com umidade do ar baixa.

Já no primeiro dia da estação, a umidade poderá chegar aos 15% na capital paulista, o que caracterizaria estado de alerta. A brisa marítima que amenizará o tempo seco na última semana do inverno começará a perder força na quinta (21) e quase não atuará na sexta (22), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), umidade menor do que 60% é nociva à saúde humana. Pelo órgão, índices entre 30% e 20% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12% são de estado de alerta; e inferiores a 12% correspondem ao estado de emergência.

O tempo seco e ensolarado que tem atingido todo o Estado é resultado de uma massa de ar seco que se concentra no centro-sul do país. As temperaturas também continuarão altas no início da nova estação, com os termômetros marcando de 17°C a 30°C na sexta.

As doenças respiratórias podem ser agravadas nessas condições climáticas devido ao ressecamento das mucosas. Sintomas como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos são ocasionados pelo ar seco.

Recomenda-se ingerir bastante água, usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhar os jardins e permanecer em locais protegidos do sol.

Apesar da continuidade do tempo seco e ensolarado nos primeiros dias da estação, as chuvas devem voltar a aparece com mais frequência na região, principalmente, a partir da segunda quinzena de outubro, apesar de a primavera ainda ser um período de chuvas irregulares.

Segundo o Inmet, a faixa leste do país, que inclui a capital paulista, deve ter precipitações dentro da média, enquanto o interior registrará chuvas abaixo do normal. Já as temperaturas ficarão levemente mais altas em todo o país, com exceção da região Sul, em que os números ficarão dentro dos índices históricos.

EFEITOS DO TEMPO SECO – COMPLICAÇÕES ALÉRGICAS E RESPIRATÓRIAS
– Sangramento pelo nariz

– Ressecamento da pele

– Irritação dos olhos

– Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos

– Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas

DICAS

– Umidificador de ar

É a melhor opção, mas não pode ser usado por períodos longos. Deve estar bem higienizado

– Toalha molhada

Por ter grande área de evaporação, é a segunda opção mais eficaz. Deve ser deixada perto da pessoa

– Balde de água

Umedece o ar, porém de maneira menos efetiva

OUTRAS ORIENTAÇÕES

– Beba 2 litros de água por dia

– Limpe olhos e nariz com soro fisiológico

– Evite exercícios das 11h às 15h

– Evite banhos longos e quentes e use hidratante

– Evite ar-condicionado (no carro, porém, é melhor manter os vidros fechados para se proteger da poluição)

– Regue os jardins

Fonte – Cruzeiro do Sul