Notícias

Bolsonaro é o primeiro paulista eleito presidente em 88 anos

BRAZIL-ELECTION-RUNOFF-VOTING

Capitão da reserva do Exército Brasileiro, Jair Messias Bolsonaro foi eleito neste domingo (28) o presidente da República pelos próximos quatro anos. Ele nasceu em 21 de março de 1955 em Glicério, pequeno município no noroeste do Estado de São Paulo, filho de Percy Geraldo Bolsonaro e de Olinda Bonturi, mas foi registrado dias depois em Campinas, onde morava grande parte de sua família de imigrantes italianos e alemães. O nome Jair é uma homenagem a Jair Rosa Pinto, meia-esquerda da seleção brasileira de futebol que fazia aniversário naquele dia e jogava no Palmeiras, time do qual seu pai Percy era torcedor. Inicialmente, chamar-se-ia apenas Messias Bolsonaro porque sua mãe, após uma gravidez complicada, atribuía a Deus o milagre do nascimento do filho.

Em sua infância, morou em diversas cidades paulistas. Nos primeiros anos de vida, sua família mudou-se para Ribeira. Após alguns anos, em 1964, a família foi residir em Jundiaí. Em 1965, mudaram-se para Sete Barras. Finalmente, em 1966, foram morar em Eldorado, no Vale do Ribeira, onde Jair cresceu junto com seus cinco irmãos.

Bolsonaro é descendente de imigrantes italianos e alemães. Pelo lado materno, Bolsonaro tem ascendência integralmente italiana, e seus avós eram de Luca, na Toscana. Pelo lado paterno, é bisneto de italianos do Vêneto e da Calábria, tendo também um bisavô originário de Hamburgo, na Alemanha. A grafia original do sobrenome era Bolzonaro.

Bolsonaro foi casado com Rogéria Nantes Nunes Braga, vereadora da capital fluminense em 1992 e 1996 e com quem teve três filhos: Flávio (deputado estadual do Rio de Janeiro pelo PSL e comandante da legenda no Estado), Carlos (vereador da cidade do Rio de Janeiro) e Eduardo (deputado federal de São Paulo também pelo PSL). De seu segundo casamento, com Ana Cristina Valle, teve Renan. Em 2007, conheceu sua atual esposa, Michelle de Paula Firmo Reinaldo, quando ela era secretária parlamentar na Câmara dos Deputados. Com Michelle, o deputado teve a sua primeira filha, Laura. A família mora em um condomínio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Fonte – Cruzeiro do Sul