Notícias

Como fazer escolhas para uma vida mais saudável?

alimentacao saudavel

A recompensa é o descobrimento de um novo prazer: sentir-se bem consigo mesmo.

O texto de hoje foi elaborado pela Dra. Fernanda Furmankiewicz, nutricionista formada pela USP com 25 anos de atuação profissional em relações mais saudáveis através da comunicação, que aceitou o meu convite para compartilhar sua experiência a respeito do tem: como fazer escolhas mais saudáveis na rotina!

Quando se resolve mudar hábitos alimentares, o principal estímulo deve ser a determinação pessoal. Serão mudanças de hábitos, horários e principalmente mudança nas escolhas.

Dar o primeiro passo é muito importante, porém ter paciência e ser perseverante é essencial. A recompensa é o descobrimento de um novo prazer: sentir-se bem consigo mesmo.

Neste processo, uma dificuldade comum é de saber fazer as escolhas certas, o que ressalta a importância da educação alimentar. Seguindo algumas dicas, o sucesso neste momento será mais garantido:

Dê prioridade aos alimentos in natura, ou minimamente processados.
Quando for optar por um produto industrializado, prefira os produtos clean label. Estes são produtos isentos de aditivos artificiais, como: conservantes, acidulantes, aromatizantes, realçadores de sabor e corantes.

Crie o hábito de ler os rótulos dos produtos industrializados. Atenção principalmente em relação à lista de ingredientes: lembre-se que estes vêm sempre em ordem de quantidade, assim você saberá como é a sua composição.

Evite produtos ultraprocessados. Eles são ricos em gordura, sódio e açúcar e, quando consumidos em excesso, podem acarretar em desequilíbrios corporais.

Opte por alimentos isentos de gordura hidrogenada, sempre que possível.

Observe no rótulo qual a porção sugerida do produto. Mesmo que o alimento seja natural e saudável, deve ser consumido com equilíbrio.

Fonte – G1