Notícias

Sorocaba faz aniversário e completa 364 anos

Aniversario de Sorocaba

A gente vive em uma cidade, anda pelas ruas, passa por monumentos, às vezes todos os dias, mas o que de fato sabemos sobre o lugar onde moramos? Nesta semana, mais precisamente na quarta-feira, dia 15 de agosto, Sorocaba completa 364 anos e tem muita história pra contar. Que tal conhecer um pouco mais sobre o município? Hoje, o Cruzeirinho vai falar como tudo isso começou. Sabendo que tem mais coisa ainda pra contar, vamos continuar com esse assunto nos próximos dois domingos do mês de agosto. Não esqueça de acompanhar!

Terra rasgada

Um dia Sorocaba foi um grande terreno cheio de árvores e mata. Aqui viviam índios, por isso muitas palavras do nosso vocabulário vieram desse povo. Entre elas, o próprio nome da cidade, que significa terra rasgada.

Conforme o historiador e professor de História Carlos Carvalho Cavalheiro, a cidade foi fundada em um período do Brasil em que o principal trabalho era ser bandeirante. Era o ano de 1654! E o que faziam os bandeirantes? Inicialmente, eles tinham como função capturar indígenas para uso como mão de obra escrava. Não é nada bonita essa parte da história. Mas com o passar do tempo, eles assumiram outro tipo de trabalho: atuaram na procura de pedras e metais preciosos — e por isso acabaram fundando diversas cidades. Esse período foi considerado o ciclo do ouro no Brasil.

Sorocaba foi fundada pelo bandeirante Baltasar Fernandes. Sabe aquela estátua que tem em frente à igreja ao lado do Mosteiro de São Bento.

Fonte – Cruzeiro do Sul