Notícias

UBSs de Sorocaba voltam a aplicar vacina contra meningite

vacina para meningite em sorocaba

Secretaria da Saúde de Sorocaba buscará os pacientes que necessitam da imunização

A partir desta terça-feira (28), a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) deverá retomar a aplicação da vacina meningocócica C nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

A imunização havia sido interrompida devido ao encerramento do estoque de vacinas e à falta de previsão de entrega de novas doses para a cidade por parte do Ministério da Saúde, que através de nota justificou as falhas no território nacional por atraso do laboratório produtor. Mas, na última sexta-feira, a SES recebeu um lote com 3.590 doses.

As UBSs elaboraram uma lista de espera para quem necessita da vacina e haverá um trabalho de busca ativa dos pacientes para garantir a imunização.

De acordo com a SES, o consumo médio mensal de Sorocaba é de 3.620 doses, podendo haver variações a depender do mês. A vacina meningocócica C (conjugada) faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo administrada aos 3 meses e aos 5 meses, com reforço aos 12 meses. Para crianças que não receberam o reforço aos 12 meses, a vacina poderá ser administrada até os 4 anos de idade.

Fonte – Cruzeiro do Sul